Translate to :

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Avaria suspende reactor de central nuclear espanhola em Burgos.



Esta semana, a União Europeia chegou a acordo sobre os testes de resistência às suas centrais nucleares
Uma avaria nas turbinas obrigou à paragem "não programada" do reactor da central nuclear Santa Maria de Garoña, em Burgos, informou o Conselho espanhol de Segurança Nuclear.

O “incidente” de ontem foi provocado pelo "aumento de vibrações na turbina” durante os testes realizados depois de uma intervenção nas barras de combustível, explica o Conselho, em comunicado.

“Todos os sistemas de segurança da instalação actuaram segundo o previsto e a central continua em processo de revisão e de análise às causas do incidente”, acrescenta.

A suspensão “não programada” da actividade do reactor não teve repercussões nos trabalhadores, população nem Ambiente, garantem os responsáveis.

A central estava desligada da rede eléctrica espanhola desde 1 de Maio para trabalhos de manutenção e de troca de barras de combustível, a fim de começar um novo ciclo de funcionamento.

Garoña, propriedade da Nuclenor, é um dos oito reactores nucleares de Espanha e é do mesmo tipo da central de Fukushima 1, no Japão, danificada depois do tsunami de 11 de Março. O seu encerramento está previsto para 2013.

A Nuclenor garante, em comunicado, que, “uma vez analisada a causa e realizadas as alterações oportunas, a central continuará os testes previstos para a sua ligação à rede eléctrica”.

A partir de 1 de Junho, todas as 143 centrais nucleares da União Europeia poderão começar a ser testadas com novos critérios de resistência, depois do acidente, em Março, com a central nuclear japonesa de Fukushima 1, anunciou Bruxelas esta quarta-feira. No mesmo dia, o Conselho espanhol de Segurança Nuclear aprovou o programa para execução desses testes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário