Europa dá partida em revolta contra a Volkswagen, o Darth Vader das
montadoras de carros, com paródia de propaganda da empresa. Milhares já
assinaram a petição.
Mestre Yoda e Stormtroopers a caminho da sede da Volkswagen, em Bruxelas. © Dieter Telemans / Greenpeace
No início do ano, a Volkswagen lançou uma campanha publicitária de
enorme sucesso. Veiculado na TV no intervalo da maior competição de
futebol americano e pela internet, o vídeo de um personagem mirim do
Star Wars fazendo mágicas em frente a um carro levou 40 milhões de
pessoas ao Youtube. Hoje o feitiço virou contra o feiticeiro: a
propaganda foi usada pelo Greenpeace para mostrar o lado negro da
Volkswagen.
Recente levantamento mostra que a multinacional de veículos vem
usando sua força política para exercer pesado lobby contra leis
ambientais na Europa. Além disto, se comprada a outras, a Volkswagen
está atrás em medidas de diminuição de uso de petróleo em seus carros.
Isto tudo, apesar da empresa propagandear sua fama de boa moça
ambiental.
Para pressionar a gigante dos carros a fazer juz à fama que espalha, o
Greenpeace protestou em dez países: Inglaterra, Alemanha, França,
China, entre outros, e lançou um vídeo publicitário parodiando a bem
sucedida campanha da empresa. No original, uma criança vestida de Darth
Vader tenta fazer mágicas sem sucesso, quando o pai aporta na garagem e,
num passe de mago, a lanterna dianteira do carro atende ao seu toque de
feiticeiro. O vídeo passou nos intervalor do Superbowl, uma dos maiores
audiências do esporte mundial.
Já no filme do Greenpeace, uma legião de crianças representando os
personagens do clássico Star Wars travam uma disputa com o pequeno Darth
Vader, convencendo-o a ir para o lado bom da força. Em algumas horas de
exibição, o falso comercial foi capaz de mobilizar mais de 45 mil
pessoas a assinarem uma petição sob o mote “ Junte-se à rebelião”. A
petição está online neste link.
“A Volkswagem gastou milhões nesta propaganda, que usa crianças e o
misticismo do Start Wars para persuadir o público a comprar seus
produtos. Estamos usando sua mesma técnica publicitária para mostrar que
ela é capaz de operar grandes mudanças na indústria de veículos se
apresentar ao mercado carros mais limpos e mudar sua estratégia
política, pedindo por mais energias renováveis no mundo”, diz Robin
Oakley, do Greenpeace da Inglaterra.
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/Junte-se-a-rebeliao/
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