O ex-vice-presidente dos Estados Unidos,
Al Gore, levantou a bandeira da causa contra as mudanças climáticas
depois de seu documentário Uma Verdade Inconveniente
popularizar o tema e lhe render um Oscar. No entanto, essa fama também o
transformou no alvo perfeito das indústrias de petróleo e carvão, que
investiram contra Al Gore com todas as forças ao longo dos últimos anos.
Depois de um tempo em silêncio, o político agora está novamente em ação com uma ambiciosa campanha chamada Projeto Realidade Climática,
com a qual pretende revelar a verdade sobre as mudanças climáticas e
evidenciar como certos fragmentos do mercado manipulam a informação
sobre o clima para defender seus interesses.
O projeto será lançado no próximo dia 14
de setembro com um evento denominado “24 horas de Realidade”. Haverá 24
apresentações, de uma hora cada, em 13 idiomas diferentes, com início
às 20h de cada fuso horário. Nessas apresentações, será abordada a
questão das mudanças climáticas com foco nos efeitos e nas soluções para
cada região. No final, Al Gore fechará o evento com uma apresentação
transmitida de Nova York. Toda a jornada poderá ser assistida on-line no
site da iniciativa.
“As pessoas que convivem com a realidade
das mudanças climáticas unirão os pontos entre recentes fenômenos
meteorológicos extremos – como inundações, secas e tempestades – e as
alterações do clima provocadas pela poluição. Vamos oferecer um panorama
da crise climática durante todo o dia e no mundo todo, em tempo real.
Quem nega tudo isso pode ter milhões de dólares para gastar em
campanhas, mas nós temos uma vantagem poderosa: a realidade”, ressaltam
os incentivadores do projeto no site.
A revista Grist
informa que a iniciativa conta com a participação do publicitário Alex
Bogusky, que renunciou ao meio da publicidade há alguns meses para se
dedicar a projetos de responsabilidade cívica. Bogusky ganhou inúmeros
prêmios e suas campanhas tiveram grande impacto, tanto para empresas
como a Burger King, quanto para organizações de bem público, como a
antitabagista Protect The Truth.
Sem dúvida, a questão das mudanças
climáticas precisa de uma nova injeção de ânimo. Com inúmeras campanhas
de negação do tema por parte de grupos lobbistas e uma nova corrente que
dá mais destaque ao desafio energético, o tema foi perdendo
popularidade. Mas, de acordo com Al Gore, continua sendo crucial: “Se o
clima for tirado do centro da questão, a mensagem toda enfraquece. Os
poluidores da indústria de carvão que negam o problema e seus aliados
ideológicos logo atacarão os empregos verdes e dirão que a segurança
nacional depende da exploração de carvão e de outros recursos. É
importante reiterar o papel central dessa questão”, disse ele à Grist.
Como apoiar o projeto? Entre no site do Projeto Realidade Climática, confirme seu apoio ao evento e ajude a espalhar a mensagem.
Por Discovery Brasil
Por Discovery Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário