O foco da 'Sunshine to Petrol' foi a criação de um motor de alta
eficiência à base de energia solar concentrada para fornecer energia ao
processo de fabricação de combustível. |Imagem: Randy Montoya, Sandia
National Laboratory
O projeto do laboratório "Sunshine to Petrol" (Do Sol à Gasolina, em
tradução livre) tem como objetivo transformar o dióxido de carbono em
combustível. A ameaça das alterações climáticas para o planeta é tão
grande agora, que qualquer esforço para resolver o problema terá de
incluir as chamadas tecnologias "de carbono negativo", argumentam os
criados do projeto.
Reciclagem de garrafas, latas e jornais são itens presentes em qualquer
lista de ações simples para um ambiente mais limpo. Se fosse fácil
também coletar e reutilizar o dióxido de carbono, que está sendo gerado
diariamente em todo o mundo em grande volume pela queima de combustíveis
fósseis, seria ainda melhor. Na verdade, algumas empresas e
pesquisadores pretendem fazer isso.
Reciclagem de dióxido de carbono é muito mais envolvente do que separar
vidro, alumínio e papel. Mas muitos cientistas acreditam que o esforço
deste novo tipo de reciclagem seja possível, mas tem de ser um esforço
crucial. Esse trabalho significa realmente sugar o gás de efeito estufa
da atmosfera e fazer algo produtivo com ele.
A ideia de capturar o dióxido de carbono (CO2) das usinas de
carvão ou instalações de petróleo e armazenamento subterrâneo tem
obtido muita atenção. Vários projetos-piloto estão operando ou em
construção.
Tem havido pouco foco na ideia de realmente reutilizar ou reciclar o CO2. Mas a ciência tem o conhecimento de que é possível recombinar o carbono do CO2
com o hidrogênio da água para fazer os hidrocarbonetos, em outras
palavras, fazer combustíveis conhecidos, como a gasolina. O problema,
ironicamente, é que o processo requer muita energia.
Pesquisadores e empresários argumentam que a tecnologia está ao alcance da mão para a reciclagem do CO2
em combustível, para uso nos motores de hoje. Pode até envolver
tecnologia para absorver dióxido de carbono diretamente do ar, ao invés
capturar o gás da combustão do carvão vegetal. Em vez de perfuração de
petróleo para alimentar carros e caminhões, os cientistas dizem, que
poderiam puxar os ingredientes para fazer hidrocarbonetos a partir do
ar.
Byron Elton, chefe- executivo da Carbon Sciences de Santa Bárbara,
Califórnia, disse “As pessoas estão dizendo: comprima-o, esconda-o; e
nós estamos dizendo, não, nos dê que poderemos transformá-lo de volta em
gasolina.”
Peter Eisenberger, físico que fundou o Instituto Terra, na Universidade
Columbia, é co-fundador da Termostato Global, uma empresa que está
trabalhando em tecnologia para capturar o dióxido de carbono do ar com o
objetivo de reciclagem, e não de armazenamento. "Na minha opinião,
fechando o ciclo do carbono e ter a tecnologia para combinar CO2 e
hidrogênio é um futuro maravilhoso", diz o físico. "Imagine um futuro
onde as entradas principais para o combustível são água e CO2."
Qualquer um que queira criar combustível de hidrocarboneto acima do
solo terá que fornecer a energia para isolar os átomos de hidrogênio e
carbono e colocá-los juntos. "Não há almoço grátis", diz Hans Ziock, um
membro da equipe técnica do Departamento de Energia dos EUA (DOE) Los
Alamos National Laboratory, co-autor de um periódico sobre a captura de
carbono do ar.
“Você tem que colocar energia em recriar o combustível", explica ele.
"E pelo fato de a recriação nunca ser 100% eficiente, você acaba
colocando mais energia do que extraindo."
É por isso que o foco da "Sunshine to Petrol" foi a criação de um motor
de alta eficiência à base de energia solar concentrada para fornecer
energia ao processo de fabricação de combustível através desta fonte
renovável gratuita e abundante.
Redação CicloVivo
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