Desde que foi
lançada, em 2009, a campanha do Ministério do Meio Ambiente Saco é um
Saco tem influenciado iniciativas e ampliado o debate sobre a redução do
uso de sacolas plásticas pela população brasileira. Resultado dessa
mobilização é a campanha municipal Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, de
Americana (SP), que conseguiu reduzir o consumo de 24 milhões de sacolas
plásticas em dois meses. Os números são da Associação Paulista de
Supermercados.
Para a coordenadora
técnica da Saco é um Saco, Fernanda Daltro, a campanha do MMA iniciou o
debate nacional sobre a temática. "E esta campanha de Americana é uma
entre muitas de iniciativas locais para tratar a questão. É uma campanha
bem-sucedida, contando com apoio do comércio e dos moradores da
região", avalia.
Mais de cinco bilhões de
sacolas plásticas já deixaram de ser consumidas desde o início da
campanha Saco é um Saco. O envolvimento da população superou a
expectativa. A meta de reduzir em 10% o consumo de sacolas foi batida. O
resultado da mobilização é a redução de 33% de sacolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário