Com o projeto, prefeitura quer
estimular escolas, supermercados e até churrascarias a comprarem a ideia da
sustentabilidade
O "Meatless Monday", surgido em 2003 nos
Estados Unidos, vai ganhar uma versão brasileira. A prefeitura de Niterói lança
no próximo dia 24 o projeto “Segunda Sem Carne”, aproveitando a presença no Rio
de Janeiro do cantor Paul McCartney, um dos maiores entusiastas do movimento em
todo o mundo. A ideia é que creches, escolas, supermercados e até churrascarias
- sim, churrascarias - participem, com promoções e mudanças no cardápio.
"Todos vão sair ganhando, até as
churrascarias. Além de poderem anunciar que estão ajudando nas questões
climáticas e na preservação das florestas, os estabelecimentos também vão poder
oferecer, pelo menos às segundas-feiras, novidades aos clientes", informa
Fernando Guida, que assumiu há um mês a Secretária Municipal de Meio Ambiente,
Recursos Hídricos e Sustentabilidade.
O programa alimentar das creches e escolas
municipais vai se adequar paulatinamente a ideia da "Segunda sem
carne", respeitando os contratos já firmados com fornecedores. O
secretário Guida conta que a receptividade dos donos de restaurante e supermercado
têm sido boa, e acredita que muitos vão aderir à campanha.
"Pretendemos contaminar toda a cidade com esse
vírus positivo. Nenhum deles se opôs à ideia até agora. Um dono de churrascaria
começou a rir quando falei. Mas comecei a mostrar que poderia ser um bom negócio
para ele. A imagem mais saudável será chamariz para um novo público, e ele
ainda vai ganhar um certificado de estabeleciemnto amigo do meio
ambiente", argumenta.
Mais do que melhorar a qualidade de vida da população no longo prazo, o secretário argumenta que a redução do consumo de carne pode ter um impacto direto na preservação das florestas brasileiras.
Mais do que melhorar a qualidade de vida da população no longo prazo, o secretário argumenta que a redução do consumo de carne pode ter um impacto direto na preservação das florestas brasileiras.
"Existem estudos que apontam que o ecossistema
da Amazonia é mais agredido quando sobe o preço da carne para exportação. Ou
seja, o consumo de carne aumenta a chance de floresta virar pasto", afirma
Guida.
Guida diz que Paul McCartney será avisado de que
seu nome está sendo associado à causa, mas não acredita na possibilidade do
cantor se envolver no lançamento do projeto. No ano passado, McCartney
emprestou sua imagem para a divulgação do documentário "Glass Walls"
(Paredes de vidro), que denuncia as atrocidades da indústria da carne.
Rafael
Lemos
Fonte:
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/niteroi-lanca-campanha-contra-a-carne-vermelha
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