A tendência à digitalização e
desmaterialização está começando a chegar às companhias aéreas. A
American Airlines está de olho nos iPads como uma forma de aliviar o
peso dos mapas de navegação. Segundo o MarketWatch,
os pilotos da American Airlines começaram a testar iPads como forma de
eliminar o uso de papel. Um tablet de 700 gramas transportará mapas e
outros papéis que podem chegar a 15 quilos, economizando espaço na
cabine e removendo o excesso de peso do voo.
A companhia aérea calcula uma economia
de combustível de US$ 1,2 milhão por ano, sem levar em conta a economia
de papel. Além disso, os pilotos poderão acessar a informação com mais
rapidez, ampliar os mapas e encontrar dados específicos com mais
facilidade.
A transição também marca uma mudança de
procedimentos, permitindo que dispositivos eletrônicos sejam ligados
durante pousos e decolagens. De acordo com o MarketWatch, será a
primeira vez que o uso de aparelhos eletrônicos será permitido durante
todas as fases do voo (mas certamente não significa que os passageiros
poderão usar seus próprios iPads a bordo).
Enquanto isso, a Alaska Air segue a
mesma rota, fornecendo aos pilotos iPads com seus manuais, embora os
mapas continuem disponíveis apenas em papel.
A pegada de carbono dos tablets em
relação ao papel ganha uma nova perspectiva. Geralmente, discutimos
questões como o consumo de eletricidade, durabilidade e vida útil, mas
agora teremos que pesar também a economia de combustível em cada viagem,
ao se transportar apenas um tablet em vez de pilhas de papel.
Segundo a Apple Insider,
Samsung também pretende ajudar as companhias aéreas a se livrarem do
papel, oferecendo dispositivos Galaxy Tab para entreter os passageiros.
Entretanto, não devem substituir os mapas de navegação porque não podem
rodar o aplicativo FAA, aprovado nos iPads.
Por Jaymi Heimbuch, São Francisco, Califórnia
Por Jaymi Heimbuch, São Francisco, Califórnia
Nenhum comentário:
Postar um comentário