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By Ferramentas Blog

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Empréstimo de bicicletas: salva vidas e reduz emissões de carbono



Já não é novidade quando uma grande cidade europeia anuncia um novo programa de empréstimo de bicicletas, a menos que seja maior, melhor ou apresente uma inovação técnica inédita. A novidade é que começam a surgir dados positivos dessa iniciativa quanto à saúde dos habitantes de uma cidade – e essa cidade é Barcelona. Assim como o ciclismo urbano regular, o empréstimo de bicicletas melhora o condicionamento físico dos cidadãos e reduz as emissões de gases do efeito estufa, afirma um estudo publicado pelo British Medical Journal.

E aqui está um ponto fundamental citado pelo blog Cyclelicious: esses benefícios superam os riscos do aumento da exposição ao tráfego e a seus suprodutos poluentes.

Os pesquisadores compararam motoristas que passeiam pelos lindos bulevares da cidade aos ciclistas que utilizam as ciclovias pelo bem-sucedido programa de empréstimo Bicing (que aumentou as viagens de bicicleta em Barcelona em 30%, enquanto a média em outras cidads é de 3%.)

Os resultados estão nas estatísticas: os usuários do programa de empréstimo de bicicletas apresentaram taxa de mortalidade de 0,03% em colisões e 0,13% em decorrência da maior exposição à poluição do ar. No entanto, o aumento da atividade física ligada ao programa Bici resultou em uma redução de 12.46 mortes, em comparação com os motoristas de carro.

Além disso, o Bicing gerou uma redução anual de emissões de dióxido de carbono de 9.000 toneladas (cerca de 1% das emissões anuais de carbono de Barcelona provenientes dos veículos automotivos.)

Os pesquisadores usaram uma avaliação de impacto sobre a saúde para comparar o impacto de uma viagem de carro a uma viagem de bicicleta. Para isso, compilaram apenas os dados somente de usuários regulares do Bicing, presumindo que 90% deles só passou a usar a bicicleta depois do início do programa. Desta forma, o estudo pôde mensurar as diferenças com mais facilidade do que se tivessem estudado um grupo de ciclistas regulares, que simplesmente ingressou no Bicing em vez de usar as próprias bicicletas. A desvantagem é que não há como saber se essa hipótese está correta.

"Avaliamos os benefícios adicionais da atividade física e os riscos decorrentes da inalação da poluição do ar e da maior exposição dos novos ciclistas a acidentes de trânsito, comparando com exposições anteriores, quando eram usuários de carros”, relata o artigo publicado no British Medical Journal.

Os pesquisadores também analisaram os próprios dados do Bicing em relação às distâncias percorridas e os motivos para escolher o empréstimo de bicicletas: 68% das viagens levam à escola ou ao trabalho, enquanto 37% combinam outro meio de transporte. A distância média percorrida no Bicing em um dia útil é de 3,29 quilômetros.

Os pesquisadores afirmam que o programa Bicing salva 12,46 vidas por ano em Barcelona, e esse resultado positivo é comprovado por dois estudos diferentes: um estudo holandês, que afirma que os benefícios do ciclismo superam “substancialmente” seus riscos na Holanda, e um estudo de 2009 publicado pela Lancet, demonstrando os benefícios reais para a saúde pública no Reino Unido e na Índia, decorrentes da redução de emissões e do estímulo ao transporte ativo.

Embora os autores reconheçam que o estudo é limitado pela "pouca disponibilidade de dados e necessidade de criar hipóteses para gerar cenários viáveis”, eles analisaram com sensibilidade os resultados e também descobriram que, em todos os cenários testados, houve um benefício real (ex: aumento da longevidade) para os usuários do programa Bicing.

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